projeto found footage super 8

pesquisa, direção, produção, roteiro e  montagem de filmes feitos a partir de uma coleção de filmes amadores, rodados nos anos 60 e 70 em película super 8 sem som, contendo arquivos pessoais de filmes de viagem em diversos lugares do mundo (alaska, marrocos, tanzânia, kênia, veneza, saint maurice, ettal, holzing, canadá e outros).

iniciei em 2017 a digitalização dessas imagens no laboratório mediacapture em paris. elas naturalmente direcionaram meu foco de interesse pelas relações entre montagem, arquivo super 8, esquecimento  e ficção. 

em 2019, realizei o curta-metragem ilhas pribilof, com um único rolinho de 3 minutos e meio, utilizado tal como ele foi rodado, sem alterar as sequências de imagens, sem editá-las, sem cortes. um micro-conto com desfecho trágico e enigmático, em que a narrativa se elabora segundo a perspectiva animal, e cujos personagens principais são os gritos dos leões marinhos do alaska, em extinção.

viagem ao marrocos é o segundo filme desta coleção. uma homenagem ao poeta paul bowels,  através de uma dança livre e envolvente entre as narrativas visual, verbal e sonora. um elogio da amizade.

atualmente, estou trabalhando na montagem de um novo filme, que será um longa-metragem inteiramente em super 8.

o projeto found footage super 8 está sendo produzido pela relâmpago (br) e les films du coquelicot (fr).