

basílica de sacré-cœur 2017
na colina de montmartre a basílica de sacré-cœur domina a paisagem com seu branco mármore travertino luminoso.
artista senegalês no adro da basílica do sacré-cœur square nadar 2017
precisão, rigor, alegria e graça definem as perfomances acrobáticas desse belíssimo artista de rua senegalês fotografado durante vários finais de semana em frente à basílica do sacré-cœur.

leão de rosine 2017
minha amiga rosine me contou que quando era criança morava ao lado do jardim de tuilleries, tinha o hábito de passear por lá e fazia questão de entrar no jardim sempre pelo lado do leão da praça da concórdia. um dia encontrou o leão em pequenos pedaços dispersos pelo chão. ao vê-lo assim destruído começou desesperadamente a chorar e gritar. sua mãe para acalmá-la disse: fique tranquila! seu leão será reparado e você irá encontrá-lo como antes. dito e feito. após um mês, o leão estava lá, intacto, completamente restaurado e instalado no mesmo lugar. o que rosine, ainda criança, não sabia, era que o seu leão tinha sido atingido por uma bala de canhão lançada pelos alemães quando ocuparam paris.
'rinoceronte atacado por tigre' e 'leão e leoa disputando um javali' , esculturas em bronze de auguste nicholas caïn jardins des tuileries 2019

port du louvre 17:28 e 17:35 pont de la concorde 16:45 e 16:52 2017
gosto desta ponte porque ela foi construída com as pedras das ruínas da bastilha. E me faz lembrar o conceito de "mise en abyme" (”narrativa em abismo”) de andré gide.

bouquiniste (livreiros de rua) livraria passé composé 2017
os livreiros de rua do cais do sena e a livraria passé composé da rua d’amsterdã foram lugares que frequentei muito durante o meu doutorado e encontrei, por sorte e obstinação, algumas primeiras edições de obras de antonin artaud: a plaqueta de les nouvelles révélations de l’être (as novas revelações do ser) publicada em 1937 pelas edições denoêl; artaud le momo (artaud o momo), publicada em 1947 pelas edições bordas, com oito desenhos do autor e sua assinatura.


conciergerie 2017
filmoteca do quartier latin 2017
paris combina com cinema. a filmoteca do quartier latin, rua champollion, está entre os meus preferidos. foi lá que assiti as retrospectivas de pasolini, bresson, ozu, mizoguchi, rohmer, godard.
notre-dame 2017
ela está sempre lá, sólida e soberana, há séculos. no cais do sena, um casal de namorados e o espírito de uma mulher saindo do corpo dela.
jardins des tuileries 2019
sena notre-dame pont neuf 2017
jardin du luxembourg 14:25 e 14:27 2017
panorama a partir do sacré-cœur filmothèque quartier latin 2017
manifestação extinction rebellion place du châtelet 2019
a manifestação bloqueou divesas ruas e ocupou a praça do châtelet por vários dias. Diversas formações à desobediência civil foram oferecidas durante todo o período da manifestação.
← →